top of page

O grupo de Protetores de Animais de Itacaré, Anjo Azul, surgiu em março deste ano, da idéia da Ana Laura, publicitária e amante de animais, de dar nome a um trabalho que já vem sendo feito há 10 anos pela protetora Soeli Castilho. Com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei Municipal nº 249, que autoriza castrações e atendimento gratuito aos animais e também a Lei Federal nº 9605/98 que condena a prática de abusos e maus-tratos aos animais o grupo vem desenvolvendo diversas ações de controle populacional e conscientização da população.

 

Sua ajuda é muito importante e existem várias formas de ajudar: adoção, lar temporário, doações,  trabalho voluntário e denúncia caso seja testemunha de maus-tratos.

 

Objetivos do grupo:

- Divulgar animais resgatados por nós ou por outras pessoas;

- Castrar o máximo de animais possível com o dinheiro arrecadado;

- Promover feirinhas de adoção onde cada um leva os animais que estejam em lar temporário;

- Conscientizar as pessoas sobre maus tratos, abandono e a importância da castração;

- Buscar políticas públicas que beneficiem os animais.


 

Desde sua criação em março de 2015, o Grupo Anjo Azul, já realizou algumas ações de muito sucesso:

 

1º bazar solidário, em abril de 2015 e Feirinha de adoção: A cidade inteira se mobilizou, foram dois meses de arrecadação e muitas peças foram vendidas. Na feirinha, mais de 10 filhotes foram adotados.

 

Marcha Nacional em Defesa dos Animais, Abril de 2015: O grupo aderiu a caminhada que reuniu mais de 100 pessoas pedindo por políticas publicas que beneficiem os animais e penas maiores para maus tratos.

 

Reunião com Major da Polícia Militar, Maio de 2015: Diponibilizar o grupo para apoio a ação da Policia Militar em casos de maus tratos aos animais.

 

1º Arraial Solidário em julho de 2015: O evento contou com a presença do Deputado Estadual Marcell Morais e teve comidas típicas, brincadeiras e sorteios.

 

1ª campanha de carrapatização e vermifugação gratuita em Itacaré, e Feirinha de Adoção: Um dia de conscientização e cuidados com os animais, além de muitos filhotes adotados.

Como surgiu o Anjo Azul e qual seu objetivo?

Soeli Castilho e Ana Laura

Soeli Castilho: Uma história inspiradora para a criação do Grupo Anjo Azul

Ela estima já ter ajudado mais de 400 animais abandonados em Itacaré

 

Paranaense,  micro empresária, chegou em Itacaré em 2001, para trabalhar com turismo e assim que chegou,  logo adotou uma mascotinha, a vira-latinha Bhel, sua companheira inseparável ao longo desses 14 anos.  

Até aí nada demais. Em julho de 2005, se compadeceu de um cachorro de rua deplorável, caquético e com um odor insuportável, e mesmo assim o levou para o Albergue o Pharol, onde a mesma morava e tinha seu negócio, e o escondeu dos hóspedes,  até o cão Pyngo, ficar bem e virar o guia turístico do albergue.               

                                  

Em novembro, passou por uns entulhos e pegou uma gatinha com poucos dias de vida, Mylla, e assim começou sua história de protetora de animais.                                                                                      

Soeli calcula que ao longo desses 10 anos de proteção, já resgatou, tratou,  e encaminhou  para adoção algo em torno de 400 animais e que já estimulou cerca de 100 castrações anuais, contando com ajuda de amigos e recursos próprios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje ela abriga cerca de 40 animais, entre cães e gatos, em sua maioria, doentes, debilitados, cegos, aleijados ou simplesmente idosos demais para arrumarem um lar.

 

Em 2014, Soeli passou a ser mais ousada e foi na Câmara dos Deputados, pedir aos vereadores que fizessem valer a Lei nº 249 de autoria do Vereador Josimar e sancionada pelo Prefeito que determina castrações gratuitas no Município, foi ao Ministério Público  e também deu entrevista a rádio Itacaré FM, falando sobre abandono, maus-tratos, doenças, cuidados e castrações de animais, esclarecendo a população  inclusive sobre os problemas de saúde que envolvem os animais de rua.

 

“Hoje eu estimulo as pessoas a darem lar temporário aos animais e os ajudo, através do Anjo Azul, a encontrar um lar para estes animais, pois não possuo abrigo e já tenho muitos animais que dependem de mim. Se cada um fizer um pouco podemos ajudar muitos.”

 

Sua luta sempre foi muito árdua, pois sozinha, não se tem força, até que estreitou  laços de amizade com Ana Laura, mineira, publicitária, criando o Grupo Anjo Azul, que em menos de um ano já criou vários eventos e só tende a crescer, fortalecendo a causa no município.

 

Seu sonho é deixar em Itacaré um legado em que não precisem de protetores, mas que apenas as leis possam ser cumpridas e que o estado assuma o seu papel, pois é ele, o responsável pelos indefesos.

 

bottom of page